segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

As áreas da Química



Olá queridos químicos. Para você que acabou de passar no vestibular para um curso de química, o blog ‘’ Vida de Químicos’’ preparou uma seção especial: As áreas da química. Um profissional de química possui um leque de possibilidades de áreas em que pode atuar e agora vocês poderão conhecer algumas delas. Portanto, escolha a química que mais combina com você.



Químico Professor



O químico professor é um profissional encarregado de transmitir os conhecimentos de química para a comunidade tornando-a mais esclarecida acerca da transformação e composição da matéria.
Ele detém um conhecimento geral sobre química que lhe permitirá ensinar em escolas de ensino médio ajudando os estudantes a terem um educação científica voltada para a química.
O químico professor também pode ensinar no ensino superior em cursos de formação científica. Para isso ele precisará fazer uma pós-graduação e obter o título de mestre, assim poderá contribuir para a formação dos profissionais do futuro.


Químico Ambiental

Levando em consideração a questão da preservação ambiental, esse químico é um dos profissionais responsáveis por avaliar um determinado ambiente e procurar as melhores condições favoráveis à preservação do mesmo.
Por exemplo, se em uma região todas as casas possuem poços e a comunidade não sabe se a água dele é própria para consumo, um químico ambiental poderá avaliar a potabilidade dessa água e caso esta não seja consumível poderá buscar soluções possíveis para o problema.
Com tantos problemas ambientais presentes no sec. XXI, o profissional de química ambiental possui forte importância e essa é uma área promissora.



Químico Biológico (bioquímico)

Esse profissional trabalha com a interdisciplinaridade da química, biologia e da física. Ele estuda fenômenos relacionados ao modo como substancias químicas influenciam no funcionamento dos mais diversos seres vivos.
O bioquímico, assim como o químico ambiental, trabalha bastante com o estudo da natureza em especial com os seres vivos. Estuda reações como bioluminescência em seres vivos, como é o caso dos vaga-lumes e algumas criaturas marinhas.
(ver: http://vidadequimicos.blogspot.com.br/2014/01/quimica-no-cotidiano.html)
É uma área bastante investigativa e seus avanços podem levar benefícios à produção de antibióticos mais eficientes.


Químico de matérias


A química de materiais é uma área que trata da composição, resistência e durabilidade de materiais. Ela une químicos orgânicos, inorgânicos, físico-químicos, físicos, engenheiros de materiais, todos com interesses afins.
O trabalho é predominantemente experimental. É uma área muito dinâmica, que tem uma produção científica elevada e em crescimento rápido, com boa inserção internacional.
Sua capacidade de atração de estudantes vem formando uma comunidade científica jovem, que requer recursos substanciais para poder contribuir científica e tecnologicamente. Uma área que trará muitos avanços.
 
Petroquímico

O profissional especializado nessa área terá que se preocupar com questões relacionadas à separação dos componentes do petróleo, produção de energia e, como não pode faltar, química ambiental, já que é preciso preservar ao máximo o meio ambiente.
Para quem tem interesse nesse área, uma notícia interessante. Na área da petroquímica não há profissionais suficientes para suprir a demanda.

 
 

Química de Produtos Naturais

 
A Química de Produtos Naturais é o ramo da Química Orgânica responsável pelo isolamento e caracterização de substâncias naturais produzidas através de plantas, microrganismos e animais marinhos.  Os estudos nesta área são considerados estratégicos por envolver o conhecimento da biodiversidade num sentido amplo, além de fornecer fontes renováveis de substâncias com importância nas diversas áreas da ciência e tecnologia. 
Química Forense
 


O químico forense trabalha dentro do laboratório, analisando amostras colhidas por outros investigadores, e também nos locais de crimes e ocorrências. 


Uma de suas tarefas principais é fazer análises especializadas para identificar materiais e conhecer a natureza de cada prova relacionada a um crime. Por lidar com grande variedade de provas e amostras, o químico forense deve ter conhecimentos sólidos de todas as áreas da química, principalmente de química orgânica e bioquímica, já que terá, com frequência, de analisar fluidos de origem biológica. 

Ele também precisa ter conhecimentos suficientes para decidir que tipo de análise será feita com o material disponível e quando é necessário buscar provas ou amostras adicionais.



Químico Industrial

O químico industrial está apto a integrar ou conduzir equipes de desenvolvimentos de processos industriais que visam à obtenção ou produção de novos materiais nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos, bebidas, tintas, papel e celulose, têxtil, metal, mecânica, petroquímica, produtos minerais, não metálicos entre outros.

Além disso, o profissional está capacitado para desenvolver pesquisa e inovação de processos e produtos em sua área de atuação sempre com a perspectiva da questão ambiental e da sustentabilidade.

Químico Teórico   

Química Teórica está relacionada ao uso de métodos computacionais de modelagem molecular.


Química Medicinal


Essa área estuda a aplicação da Química ao planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos, inclusive para doenças negligenciadas - como a de Chagas, malária, esquistossomose e leishmaniose - responsáveis pela contaminação de mais de um bilhão de pessoas no mundo. São doenças que afetam as regiões mais pobres e carentes e por isso a indústria farmacêutica não vê nelas uma oportunidade atrativa de mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário