quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Química no Cotidiano

Química do amor: Hormônios sexuais (PARTE 2)

Os esteroides são hormônios derivados do colesterol e no geral, possuem a estrutura química representada na Figura 1. Nos mamíferos eles são divididos em seis grupos de acordo com suas bases químicas e biológicas que são: estrogênios, androgênios, progestanos, mineralocorticoides, glicocorticoides e a vitamina D. Mas daremos uma atenção maior aos hormônios sexuais masculinos e femininos.
Figura 1: Estrutura geral dos esteroides
Os estrogênios são os hormônios sexuais femininos. A estrona é produto da metabolização do estradiol, o hormônio sexual feminino mais importante. A Figura 2 ilustra essa reação. Algo interessante a se considerar é que foram necessárias 4 toneladas de ovários de porcas para isolar 12mg de estradiol.
Figura 2: Reação do estradiol para a estrona

Os androgênios são os hormônios sexuais masculinos. Assim como a estrona é resultado do estradiol, a androsterona também é resultado da metabolização da testosterona. A Figura 3 ilustra a reação. Assim como o estradiol, no isolamento da androsterona também houve pouco aproveitamento. Foram extraídos 15mg através de 15 mil litros de urina de policiais belgas.

Assim, podemos concluir que essas substâncias estão em quantidades mínimas nos organismos vivos. A Figura 4 mostra uma comparação entre o estradiol e a testosterona, onde pode ser percebido a pouca diferença estrutural entre essas moléculas. Mas apesar de estarem em minoria e apesar da diferença mínima entre o estradiol e a testosterona, elas podem causar muitas mudanças. 

Um exemplo de mudança é o fato de haver uma diferença física entre homens e mulheres. A testosterona faz com que os homens tenham a voz mais grossa e mais massa muscular. Assim como o estradiol permite que as mulheres tenham seios e quadris mais largos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário