quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Química no Cotidiano


A química da corrida

Nem sempre é fácil se render à rotina de praticar exercícios físicos, afinal, isso requer um pouco de disposição. Entretanto, uma boa corrida ou uma caminhada acelerada pode trazer bons benefícios para quem quer emagrecer de maneira bem saudável. Entenda a química da corrida.

O açúcar que consumimos ao ingerir alimentos como frutas e cereais vai para as células do nosso corpo numa parte específica chamada mitocôndrias. Você deve saber que a respiração é uma atividade de suma importância para os seres vivos e que os seres humanos, em especial, respiram o gás oxigênio, presente na atmosfera, e devolvem para ela o gás carbônico.

Quando respiramos, o oxigênio extraído do ar reage com a açúcar (glicose) das células produzindo água e gás carbônico, como mostra a seguinte reação:

Quando estamos correndo, a frequência com que essa reação acontece é bem maior, pois vamos respirar oxigênio com mais rapidez.

Assim, o açúcar em excesso, que é responsável por alguns problemas de saúde, será rapidamente eliminado, pois junto com o oxigênio se tornarão água (que pode ser eliminada pela urina ou pelo suor) e gás carbônico (que é expelido no ar pela respiração).

Portanto, queridos químicos, saibam de uma coisa: mesmo que vocês sejam bem magrinhos é possível desenvolver diabete, uma doença muito séria hoje em dia. Corridas ou caminhadas, como vocês podem deduzir, ajudam a preveni-la e vocês podem fazer isso sem precisar de tantos recursos. Só de determinação, uma roupinha adequada e um bom par de tênis. Boa corrida pra vocês!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário